Galeria Palpura | Lisboa

Exposição individual "Palcos interiores" 
Local  Galeria Palpura, Lisboa
Data  22 de Setembro a 13 de Outubro 2012
(click aqui para ver no youtube)
                                                              
"Abriu-se a noite em luar mágico" 
Técnica mista sobre tela 
140 x 110 cm
2012
.
"Asas leves cansadas de voar" 
Técnica mista sobre tela
65 x 62 cm
2012

"Estados de alma em cena"
Técnica mista sobre tela
140 x 110 cm
2011

"Ninguém atua, nada acontece"
Técnica mista sobre tela
140 x 110 cm
2011
.
"Manter o corpo e a alma juntos" 
Técnica mista sobre tela
140 x 110 cm
2011

"Espaços encontrados" 
Técnica mista sobre tela
120 x 150 cm
2011
.










"Palcos Interiores" retrata a individualidade, identidade e intimidade feminina, refletindo estados de alma. A representação visual do mundo feminino evoca a publicidade e a moda, onde se importam modelos, poses e atitudes como um catálogo de sedução e sucesso, ou de vergonha e fracasso, com figurações aparentemente dóceis, soft e inofensivas entre uma infinidade de cores.
As técnicas docemente decorativas e muito femininas associadas à representação do corpo sensualmente feminino incorporam a representação desta temática. Esta exploração visa todo o universo feminino e todos os interesses inerentes a este, desde os sentimentos [mundo interior] até ao materialismo [mundo exterior], observando a vida quotidiana da identidade feminina… vozes que cantam o desespero, a paixão, o abandono, a vaidade, em poses e expressões que refletem um mundo de mulheres. O que está representado visualmente espelha o hibridismo entre uma tradição romântica e uma cultura pop incorporado numa linguagem gráfica onde, por vezes, surgem mulheres sem rosto ou identidade específica e sem referência a nenhum local ou acontecimento, podendo pertencer a qualquer individualidade ou espaço inerentes à memória de cada um de nós. Integra, deste modo, sensibilidades que mesclam com a identidade e beleza femininas, conferindo protagonismo à pose do corpo-que-veste-aparência e que tem a Espera como premissa.
"Palcos Interiores" enquadra-se, assim, em vivências pessoais, íntimas e experiências emocionais com evidentes implicações sociais que envolvem, interessam e identificam todo o universo feminino, não se tratando de politizar o tema corpo-feminino mas apenas uma abordagem a puras emoções entre corpo e alma.
Lara Roseiro
Julho 2012 

Sem comentários: